Betta splendens

Para quem diz que não é fácil fazer reprodução de betas combatentes em aquário caseiro aqui fica esta vídeo com o meu telemóvel dos meus betinhas já crescidos, roam-se de inveja ^^.

video
O peixe maior é um macho. Sim , nestes peixes quem cuida dos betinhas é o macho. Resumidamente o que acontece até termos estes betinhas é o seguinte: colocamos um macho e uma femea no mesmo aquário mas separados por uma divisão transparente para se poderem ver. Quando a femea tiver riscas na zona abdominal e um ponto branco na zona pélvica e o macho já tiver feito um ninho de bolhas (atenção: o ninho de bolhas é feito debaixo duma folha normalmente, por isso a folha da planta deve estar à superfície, ou seja, a parte superior da folha fora de agua e a inferior dentro de agua) já se pode retirar a divisão. Ao inicio o macho ira andar a dar corridas à femea e a bater lhe por isso deve ter em atenção e ter plantas e pedras no aquário caso a "tareia" seja excessiva e a fêmea se queira esquecer. Deve-se ir verificando o estado das barbatanas da fêmea e se tiver em mau estado deve voltar a separa-los. O macho irá abraçar a femea, enrolando se à sua volta. Depois ficarão os dois a boiar como se tivessem mortos mas estarão apenas "atordoados". Em seguida o macho irá tentar apanhar os ovinhos que caem da femea, antes dela os apanhar, porque se não ela come os. Após os abraços terminarem, deve-se retirar a femea desse aquário para não distrair o macho que irá dar lhe corridas, de cuidar dos seus ovinhos já colocados no ninho de bolhas. O aspecto dos ovinhos é branco e nota se algumas bolhas brancas no ninho que sao as que tem os ovinhos dentro. Passado três dias os betinhas nascem e terão o aspecto de bolinhas com caudas fininhas. Serão mais pequenos do que cabeças de alfinete. Nas minhas ninhadas já tive machos e fêmeas :) .
fêmea betta (fighterfish.org)


macho betta

abraço do macho à fêmea

2 comentários:

  1. eu tenho um peixe betta macho e uma fêmea e o macho tambem tem listras na vertical e a fêmea é maior que ele ele ta um pouco rasgado ele é muito parecido com a fêmea dessa foto e tenho certeza que é um casal por que ele briga com o espelho e ela não e quando a coloquei no aquario em um pote transparente eu esperei 4 horas e nada de ninho ja puz ela dentro do aquario e tirei para dar prazer no macho mais ele não faz nada ela se abre pra ele todinha e ele não oque eu faço ?

    ResponderEliminar
  2. ingual a minha betta a azul com a cabeça preta

    ResponderEliminar

Diz aqui o que achas disto? :)