Ostras vão voltar ao rio Tejo na zona da Moita

No dia 7 de Fevereiro de 2012, foi publicada no Público, a noticia de que as ostras iriam voltar ao rio Tejo, nomeadamente na zona da Moita - devido ao interesse dum investidor privado, desta zona.

Transcrição da noticia publicada nessa data:

O secretário de Estado do Ambiente anunciou nesta terça-feira a criação de uma zona para a produção de ostras no rio Tejo, através de um protocolo a ser celebrado na quarta-feira.

“Será celebrado amanhã [quarta-feira, 8 de Fevereiro] o primeiro protocolo de produção de ostras no Tejo”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, na apresentação oficial da eleição das 7 Maravilhas - Praias de Portugal, em Tróia.




 De acordo com Pedro Afonso de Paulo, “há 50 anos que não existiam ostras no Tejo por causa da poluição”.

À margem da apresentação, o governante adiantou aos jornalistas que “o protocolo será celebrado com a Administração Regional Hidrográfica do Tejo, futuramente Agência Portuguesa do Ambiente, vários serviços tutelados pela secretaria de Estado do Mar e a Câmara Municipal da Moita”.

O secretário de Estado explicou que será criada uma zona de monitorização, a ser protocolada entre as várias instituições envolvidas, e que “permitirá uma produção [de ostras] em que estejam asseguradas todas as condições em termos de saúde pública”.


Pedro Afonso de Paulo, afirmou que o reinício desta produção é “emblemático para a nossa consciência ambiental”, acrescentando que este projeto é diferenciador, até porque “não há muitos sítios na Europa para produzir ostras”.
O projeto será candidatado ao Programa Operacional de Pescas 2007-2013 (PROMAR) e prevê-se um custo global de 62 500 euros.


O protocolo aqui referido pode ser encontrado neste link:
 Projeto Piloto - Condições de desenvolvimento da "ostra portuguesa" no Estuário do Tejo




Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz aqui o que achas disto? :)