Os
cientistas acreditavam há muito que só as plantas, algas, algumas
bactérias e alguns invertebrados eram capazes de tirar proveito
da fotossíntese, que converte a luz solar diretamente em energia. Agora, porém, pela primeira vez, um vertebrado fotossintético foi encontrado, de acordo com a Nature.
A incrível criatura é a salamandra manchada/pintada (Ambystoma maculatum). Ironicamente,
a salamandra manchada não é uma nova espécie para os pesquisadores e há muito se sabe que os embriões dos animais partilham uma relação
simbiótica com algas fotossintéticas. Esse
relacionamento, no entanto, foi sempre assumido como
exterior, onde as algas e a salamandra trabalhavam separadamente, direccionadas a uma troca justa de recursos.
O cientista Ryan Kerney da Universidade Dalhousie, viu algo diferente - uma cor verde brilhante vinda do interior das suas células.
Essa cor geralmente indica a presença de clorofila, que é o pigmento de absorção de luz verde que faz com que a fotossíntese seja possível.
Após observar através de microscopia electrónica de transmissão, confirmou a sua suspeita. Haviam algas simbiontes localizadas no interior das células da salamandra.
A razão por esta descoberta ser surpreendente é porque todos os vertebrados têm o que é conhecido como um sistema imunitário adaptativo, o que naturalmente destrói qualquer material biologico estranho encontrado no interior das células. Como as algas nas células da salamandra contornam essa defesa é um mistério.
Fonte: mothernaturenetwork
Até parece fofa! :p ahah mas sei bem que se a visse por aí me arrepiava toda!
ResponderEliminarFodasse! E as saudades que já tinha tuas? Pergunta-me porquê ou como? Não faço ideia. Aí mulher tu não me desapareças! E pago já o café!
ResponderEliminar