Salamandra - Descoberto Vertebrado Fotossintéctico

Os cientistas acreditavam há muito que só as plantas, algas, algumas bactérias e alguns invertebrados eram capazes de tirar proveito da fotossíntese, que converte a luz solar diretamente em energia. Agora, porém, pela primeira vez, um vertebrado fotossintético foi encontrado, de acordo com a Nature.
 



A
incrível criatura é a salamandra manchada/pintada (Ambystoma maculatum). Ironicamente, a salamandra manchada não é uma nova espécie para os pesquisadores e há muito se sabe que os embriões dos animais partilham uma relação simbiótica com algas fotossintéticas. Esse relacionamento, no entanto, foi sempre assumido como exterior, onde as algas e a salamandra trabalhavam separadamente, direccionadas a uma troca justa de recursos.

O cientista Ryan Kerney da Universidade Dalhousie, viu algo diferente - uma cor verde brilhante vinda do interior das suas células.


Essa cor geralmente indica a presença de clorofila, que é o pigmento de absorção de luz verde que faz com que a fotossíntese seja possível.

Após observar através de microscopia electrónica de transmissão, confirmou a sua suspeita. Haviam algas simbiontes localizadas no interior das células da salamandra.


A razão por esta descoberta ser surpreendente é porque todos os vertebrados têm o que é conhecido como um sistema imunitário adaptativo, o que naturalmente destrói qualquer material biologico estranho encontrado no interior das células. Como as algas nas células da salamandra contornam essa defesa é um mistério.

Fonte: mothernaturenetwork



2 comentários:

  1. Até parece fofa! :p ahah mas sei bem que se a visse por aí me arrepiava toda!

    ResponderEliminar
  2. Fodasse! E as saudades que já tinha tuas? Pergunta-me porquê ou como? Não faço ideia. Aí mulher tu não me desapareças! E pago já o café!

    ResponderEliminar

Diz aqui o que achas disto? :)