4 Orcas avistadas no Algarve

Dia 13 de Junho 4 orcas foram avistadas ao largo do Algarve, na zona entre Armação de Pêra e Albufeira, mais precisamente a 12 km a Sul da barra de Albufeira.

Os animais foram avistados por turistas que seguiam a bordo duma embarcação de observação de cetáceos e aves marinhas.


"As orcas costumam passar ao largo do Algarve, em trânsito para Gibraltar, atrás dos atuns, mas é muito difícil vê-las, daí que o avistamento tenha sido interessante", explicou ao CM Catarina Fonseca, bióloga da Associação para a Investigação do Meio Marinho, chamada pela empresa que organizava o passeio. "Duas fêmeas jovens aproximaram-se muito, chegaram a estar a quatro metros", disse ainda Catarina Fonseca, que não conseguiu perceber o sexo das duas outros orcas.

Na entrevista da Sic foi ainda referido que as orcas avistadas eram do tipo C, ou seja, eram as de menor tamanho. As orcas deste tipo vivem em grupos maiores. A mancha branca na região do olho é orientada obliquamente e para cima, em vez de ser paralelo ao eixo do corpo. Como a do tipo B tem uma grande mancha cinza no dorso e as áreas brancas têm um tom amarelado. Estas caçam peixe e não focas e pinguins como as do tipo A e B.
Tipos de orca

1 comentário:

Diz aqui o que achas disto? :)