Sea Monkeys

Foi há umas semanas atrás que eu andava a passear a toa pelo Vasco da Gama, que entrei na loja do Papagaio Sem Penas e vi um "aquário" de sea monkeys. Sou bastante apreensiva perante estas coisas mas também bastante curiosa, pelo que foi por curiosidade que comprei.. e talvez um pouco de diversão ^^.
Bem, trata-se dum pequeno aquário de plástico que vem com 3 pacotes. O primeiro é para purificar a água, transformar a água da torneira em água boa para ter os sea monkeys, salgar a água. Nao tentem salgar a agua com sal de cozinha nunca nunca será a mesma coisa... para a agua ser salgada como a do mar são precisos outros minerais que não apenas o sal (NaCl).
O segundo saquinho são ovinhos e só devem ser postos 24 horas após a purificação da água.
O terceiro saquinho é comida.
Eles podem demorar entre 1 a 7 dias a eclodir, conforme a temperatura da água e a luminosidade (vêm indicações no papel).

O meu pus-lo em cima da lâmpada dum aquário que tenho em casa e junto a janela virada a norte. Demoraram 5 dias a nascer. 5 sea monkeys ^^. No entanto, a minha mãe ficou curiosa e descobriu o que eram na verdade esses sea monkeys e foi comprar a uma loja de animais mais ovinhos. Esses ovinhos ja vinham misturados com o "purificador" e passado um dia nasceram todos. A minha mãe só pôs um bocadinho e agora tenho uma centena, ou por ai de bichinhos. De vez em quando vou arejando a agua com uma bomba de ar que tiro do aquário grande. Bem então mas o que são estes sea monkeys?
Os sea monkeys são camarões de água salgada chamados artêmia, pertencem ao filo Arthropoda e à classe dos crustáceos. As artêmias são zooplanctons como Copepoda e Dáfnia, os quais também são usados como alimento vivo em aquários. O ciclo da artêmia começa através de cistos hibernantes encubados ("ovos"), que são embriões enclausurados metabolicamente inativos, ou seja, em criptobiose (vida escondida).
Este é o aspecto, muiiittoooo aumentado dum "sea monkey" ou artemia.
Para mais informaçao aprofundada sobre a artémia deixo-vos aqui o link http://www.aquahobby.com/articles/b_artemia.php e se quiserem ver mais informaçoes sobre estes "macaquinhos" como o senhor, que teve a ideia de os comercializar para diversão, lhes chama é so pesquisarem que vão encontrar muitas mais coisas. ******

1 comentário:

  1. Eu posso dar essas artêmias vendidas como brinquedo (sea money) pra minha tartaruga filhote?

    ResponderEliminar

Diz aqui o que achas disto? :)