"O i8 - aqui presente como concept mas muito parecido à versão final de produção, para 2014 - é igualzinho ao carro de salão Vision Efficient Dynamics, com elementos aerodinâmicos e portas gullwing, o que comprova que esse não foi apenas algo montado com base num esboço, mas sim o resultado de anos e anos de trabalho. Tem uma potência total de 350cv, que têm de propulsionar 1.480kg. Pense nisso: um motor a gasolina e uma caixa de velocidades, uma bateria, um sistema de propulsão elétrica e um chassis de 2+2 lugares... com menos de 1.500kg. Isso é só com muita redução de peso. E é por isso que o carro atinge os 100 km/h em 4,6 segundos. A BMW diz que o carro consome 2,7 l/100km (ciclo combinado) e emite 66 g/km CO2, mas é sincera o suficiente para admitir que os condutores não atingiram esses valores. Segundo a marca, mesmo com uma condução despreocupada, o i8 deverá consumir entre 5,6 e 7,1 l/100, o que é muito melhor que os carros comparáveis.
O i8 usa o motor elétrico para um eixo e o de combustão para outro. O BMW tem a propulsão elétrica na dianteira, e os seus 129 cv são uma adição considerável ao seu desempenho. Na traseira, juntamente com a sua caixa de velocidades, está uma versão com 220 cv do novo motor BMW a gasolina turbinado de três cilindros, que iremos ver no Mini e Série 1. Portanto, ou tem tração dianteria quando conduz no modo elétrico (a bateria dá para 32 km) ou um híbrido de tração integral com o motor a gasolina a ditar as regras da traseira. Este motor de combustão tem um alternador de alta tensão para manter a natureza híbrida do carro."
Informação retirada da revista TOP GEAR Portugal
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