Gárgulas do Mosteiro da Batalha

"As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica. O termo se origina do francês gargouille, originado de gargalo ou garganta, em Latim gurgulio, gula.
Acreditava-se que as gárgulas eram os guardiões das catedrais e que durante a noite, ganhavam vida.
Uma quimera, ou uma figura grotesca, é um tipo de escultura similar que não funciona como desaguadouros e serve apenas para funções artísticas e ornamentais. Elas também são popularmente conhecidas como gárgulas." - fonte: wikipédia

 Eu adoro gárgulas e quimeras, são esculturas que me fascinam e que fazem a minha imaginação funcionar, adorava que fossem mesmo criaturas vivas, acho-as fascinantes.

Este mês fui passear até ao Mosteiro da Batalha e fotografei algumas.


adoro esta!!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz aqui o que achas disto? :)