Refogado de Espargos

 Bem hoje venho falar do meu vegetal preferido. Espargos!

 Adoro espargos verdes de cultivo, não os selvagens que muita apanha ilegal provocam e que já provei e não percebi porque as pessoas gostam, mas ainda bem que não gostamos todos do mesmo :)

 Já provei espargos enlatados e posso dizer que não chegam de modo nenhum aos calcanhares dos espargos verdes fresquinhos. O problema, muita vez, é não sabermos como os cozinharmos de forma a serem saborosos e a constituírem um bom acompanhamento.

 Eu criei uma receita de espargos frescos com base nos refogados que faço para arroz de cenoura.

Ingredientes:
1 Espargos frescos - eu normalmente compro um ramo de espargos na parte dos legumes frescos do Continente, aviso já é que o molho são praticamente 4 euros.



2 - Metade duma cebola
3 - Fio de Azeite
4 - Metade dum Caldo Knorr de galinha

Modo de Preparação:

Lavar e cortar os espargos:
- cortar a parte final do espargo, mais fibrosa e dura, de coloração menos verde do que o restante espargo, descartar
- cortar o restante espargo ao meio e fazer um golpe longitudinal na parte mais grossa do espargo para ser mais rápida a sua cozedura.
 
Numa panela, cortar uma cebola em quadradinhos, juntar um pouco de azeite e a metade do caldo Knorr.

Ligue o lume num ponte baixo para não correr o risco de queimar a cebola e vá mexendo.

Adicione os espargos já cortados e deixe refogar junto com a cebola. Ir mexendo sempre para não pegar nada ao fundo nem queimar.

Quando a cebola estiver com coloração mais lourinha/ dourada, adicione água.
Neste passo eu costumo, de modo a ser mais rápido tanto em termos de cozedura, como de modo a ser mais económico, aquecer uma porção de água na máquina eléctrica aquecedora de água e juntar ao refugado. Mas pode juntar água fria na porção que achar necessária para tapar todos os espargos do tacho.
Deixe a água ferver e cozer. Com uma garfo vá picando os espargos a ver se já estão um pouco mais moles, se sim já estão prontos a ser servidos. Atenção que não é para ficarem moles molissimos, é só até perderem a rigidez com que vinham, de modo a serem cozidos. 5 minutos em água fervente devem bastar.

Depois é só tirar do tacho e servir a acompanhar por exemplo, um bife do lombo com arroz, fica muito bom.



O caldo pode ser aproveitado para fazer creme de espargos! Ou mesmo ser bebido assim como está, já o fiz várias vezes e é muito saboroso, com os pedacinhos das cabeças dos espargos e pedacinhos de cebola.

Posso dizer que eu já fiz esta receita para uma pessoa que não gostava nada de espargos e depois de comer os que eu fiz, passou a gostar bastante!

Às vezes não são os ingredientes em si que fazem não gostarmos deles. Mas sim a qualidade deles, frescura e a forma como são cozinhados, o que levam na receita, etc. Portanto, quando às vezes nos perguntam se gostamos de algo e dizemos logo que não, porque tivemos uma má experiência gastronómica uma vez, devemos dar sempre o benefício da dúvida e provar um prato feito por outra pessoa, as vezes podemos nos surpreender!


****

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz aqui o que achas disto? :)