Tartaruga careta só atinge maturidade aos 45 anos

De acordo com um novo estudo publicado na revista Functional Ecology, as tartarugas–careta só começam a pôr ovos após os 45 anos. Anteriormente não existia consenso na idade de início da postura de ovos cujas estimativas variavam entre os 10 e 35 anos. Estes novos dados mostram que as tartarugas são menos resilientes do que se pensava o que têm implicações nos esforços de conservação.

Graeme Hays, um dos autores do estudo, explicou que é extremamente difícil seguir o ciclo de vida de uma tartaruga marinha pois é muito difícil localizá-las e segui-las visto que viajam milhares de quilómetros no oceano, passando a maior do tempo debaixo de água. “Portanto, as estimativas anteriores da idade em que atingiam a maturidade variavam entre 10 a 35 anos. Era impossível obter um consenso.”

fonte
Neste estudo, publicado na revista Functional Ecology, os investigadores examinaram a dimensão das crias de tartaruga num local de nidificação na Florida e quando chegaram aos Açores, após uma viagem de 450 dias pelo Oceânico Atlântico. Através da comparação destes dados a equipa estabeleceu a taxa de crescimento da tartaruga-careta.

fonte
Com base nas medições de tartarugas-careta que nidificam recolhidas em diferentes locais foi possível verificar que esta espécie só atinge a maturidade após os 45 anos.

“Quanto mais tempo um animal levar a alcançar a maturidade, mais vulnerável é a população a causas de mortalidade [provocadas pelo Homem]”, refere Hays. Este professor explica que há uma maior probabilidade de uma tartaruga ficar presa numa rede ou apanhada acidentalmente antes de se ter reproduzido.


Bryan Wallace, o conselheiro científico da Conservation International's Sea Turtle Flagship Program referiu que saber quanto tempo as tartarugas levam a crescerem dá-nos “uma melhor ideia de como os esforços de conservação devem ser mantidos nas praias onde nidificam antes de podermos ver alguns resultados." Estas estimativas reforçam que os animais como as tartarugas marinhas demoram muito tempo a recuperar de um declínio populacional devido a causas humanas.

“Os esforços de conservação devem ser adequadamente orientados para lidar com as ameaças mais importantes e devem ser mantidos por décadas para garantir o sucesso.”

Fonte: Naturlink

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz aqui o que achas disto? :)