Estilista alemã usa leite para fabrico de vestuário

"A alemã Anke Domaske é uma bióloga de 28 anos que passou algum tempo dividida entre a moda e a microbiologia até que decidiu juntar as duas áreas, através da criação de tecidos que têm como base um ingrediente bastante incomum – o leite. O têxtil foi baptizado de QMilch e já compõe uma colecção de roupa para a próxima estação.

Seis litros desta secreção láctea podem servir para criar um vestido e quem comprar a roupa da estilista germânica não precisa de verificar a data de validade, já que durante o processo de composição, as moléculas são aquecidas a altas temperaturas, prevenindo já a possível decomposição da caseína, proteína encontrada no leite fresco.







A bebida que é usada é de baixa qualidade, geralmente proveniente de sobras descartadas, ou seja, as fibras são desenvolvidas através da transformação das proteínas da bebida estragada em tecido. O resultado é uma textura semelhante à seda, mas esta pode ser produzida em apenas uma hora e as suas propriedades beneficiam não só o ambiente (totalmente natural e sem químicos) como a saúde de quem as usa.

Para fazer fios de leite, a investigadora usa uma mistura especial de caseína, posteriormente processada num laboratório nas proximidades da cidade de Brehmen. O material é então aquecido e extrusado através de um equipamento especial para criar filamentos.

Anke Domaske

Anke Domaske aprendeu a fazer roupas quando ainda era criança, na casa de sua bisavó, que era costureira. No entanto, também tinha uma paixão pela ciência, chegou mesmo a ganhar um concurso para jovens cientistas quando era adolescente. Depois de terminar a escola, foi estudar para Tóquio, no Japão, onde vendeu camisas de fabrico próprio. Quando regressou decidiu estudar microbiologia, mas foi simultaneamente, criando a sua própria marca de roupa – Mademoiselle Chi Chi.








Os seus produtos vão desde meias e outros artigos de roupa interior, têxteis para o lar e vestuário de moda. O tecido não tem cheiro e minimiza os odores da transpiração, já que promove a evaporação da humidade e mantém a pele seca, tem ainda o efeito de tratamento antibacteriano natural, sendo assim uma excelente opção para quem sofre de alergias. Segundo a página da QMilch, as roupas conferem igualmente um sono descansado e, por isso, ajudam a diminuir as insónias. O tecido pode ser lavado como outro qualquer, sem necessitar de cuidados especiais.

A fibra é criada a partir da caseína.
(Imagem: QMilch)
A fibra de leite também pode ser usada na medicina e em cosméticos, devido às suas propriedades naturais. Algumas empresas de automóveis estudaram a possibilidade de usar o produto para forrar veículos. Entretanto, Domanske pretende iniciar agora uma linha de roupa masculina. Actualmente, as suas peças variam entre os 150 e 200 euros."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz aqui o que achas disto? :)