Golfinhos avistados no Tejo

No passado dia 5 de Fevereiro foram avistados golfinhos no Tejo. A escola de navegação Treino de Mar captou o momento durante mais uma aula de Patrão Local (Curso que irei tirar no fim deste mês :) ansiosaaa!)



 Fotos autoria Treino de Mar

"Um grupo de golfinhos apareceu este Domingo nas águas do Tejo para surpresa e satisfação de quem circulava de barco pelo rio. Os animais foram avistados por membros da escola de navegação Treino de Mar, que deu conta do acontecimento através de uma série de fotos publicadas no Facebook.
 
Fernando Sá, um dos responsáveis da escola, contou ao Boas Notícias que, por volta do meio-dia e meia, foram vistos "cerca de dez golfinhos, três dos quais eram golfinhos pequenos e jovens" na parte alta do Tejo, junto a Cacilhas.
 
Quem teve oportunidade de testemunhar o momento ficou impressionado não apenas pelas acrobacias realizadas pelos animais - que brincaram à volta do barco - mas também porque as aparições dos golfinhos neste local são muito raras.

"Vinham de Cacilhas a descer no sentido da foz. Nos últimos anos tem sido habitual vê-los junto à foz, mas aparecerem onde os vimos não é nada comum", salientou. 
 
"Apesar de não ser costume, penso que é muito bom sinal. Quando não vêm à superfície é indicador de que as águas estão mais poluídas. O facto de terem aparecido pode querer dizer que estão mais limpas", acrescentou Fernando Sá, dando o exemplo do rio Sado que, por ter águas com boa qualidade, é um palco frequente deste tipo de episódio.
 
Esgotos deixaram de correr para o Tejo em 2010 
 
A aparição dos golfinhos na parte alta do Tejo pode refletir, aliás, os esforços que têm sido feitos no sentido de aliviar a poluição no rio. 
 
Há cerca de dois anos, como noticiou o Boas Notícias, a empresa de saneamento SimTejo anunciou uma intervenção para que os esgotos domésticos da área central da cidade deixassem de correr para o Tejo, que foi concluída no final de 2010.
 
A partir desse momento, os esgotos deixaram de ser libertados diretamente para o rio, sendo desviados para as estações com vista a serem tratados de forma adequada."

Fonte: boasnoticias 



 De todas as vezes que vi golfinhos a passarem por mim, na Natureza, as lágrimas vieram-me aos olhos tal era a emoção. O que vi na página onde publicaram as fotos, é que alguém se prontificou a dizer que eram Gofinhos Roaz Corvineiro. Eu não partilho da mesma opinião. Parecem-me golfinhos comuns (Delphinus delphis) devido à sua coloração branca inferior. Lá porque costumam aparecer, e costumavam ainda mais antigamente, golfinhos roaz no Tejo, não se pode ir logo a correr dizer que eram Roazes. Eu de qualquer forma vou enviar as fotos a especialistas na observação de cetáceos para me confirmarem a espécie e depois actualizo o post.


Sim, eram golfinhos comuns!
******




Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz aqui o que achas disto? :)