Ao que parece há a intenção de Mapear os Habitats Marinhos da Europa e dos Fundos Marinhos da Costa Portuguesa.
Os recursos naturais marinhos estão sujeitos a uma pressão crescente, resultado das diversas actividades
humanas. Assim, de modo a apoiar a avaliação e a quantificação dos impactos destas acções e o desenvolvimento de políticas que conciliem o crescimento económico e a protecção do ambiente é
cada vez mais importante a existência de informação de base.
O projecto MeshAtlantic (2010-2013), financiado pelo Programa Espaço- Atlântico, suportado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), tem como principal objectivo a produção de um mapa harmonizado dos habitats da plataforma continental do Atlântico Nordeste que facilite o desenvolvimento de planos de gestão sustentada a um nível Regional e Europeu. Engloba 11 parceiros: de França o IFREMER (Coordenador), IMA e DREAL Bretagne, da Espanha o IEO e a Fundação AZTI, da Irlanda o MI e de Portugal as Universidades de Aveiro (CESAM e GeoBioTec) dos Açores (DOP),
do Algarve (CCMAR), o INRB - IPIMAR (Portugal) e o ICNB.
As principais actividades do projecto são:
Colagem de Mapas: Compilação e junção de informação física, geológica e biológica existente em mapas, bases de dados e outros documentos, da área Atlântica abrangida pelo projecto.
No que se relaciona com a plataforma costeira Portuguesa está praticamente concluído o mapa global de sedimentos (classificação de Folk) baseado na informação existente (mapas, teses, artigos cientificos, relatórios,...) e em campanhas efectuadas no âmbito deste projecto. O mapa será disponibilizado online através de uma plataforma webGIS a desenvolver para o efeito.
Novas Campanhas: Desenho e implementação de campanhas de amostragem para recolha de novos dados
em áreas-piloto com interesse para a conservação. No caso de Portugal as áreas foram seleccionadas em conjunto com o ICNB de modo a garantir interesses nacionais de conservação.
Novos Mapas: Elaboração de um mapa de habitats, harmonizado e de larga escala, para o Espaço Atlântico, assim como de mapas detalhados para as áreaspiloto; desenvolvimento da representatividade do sistema EUNIS de classificação de habitats para as regiões do Sudoeste da Europa.
Comunicação: Entre outros, promoção de workshops e criação de uma plataforma webGIS acessível na rede para disponibilizar mapas interactivos. Ocorreram até ao momento 4 workshops e está prevista em Abril do próximo ano outra, relativa à aplicação do sistema EUNIS.
Fonte: http://speco.fc.ul.pt/revistaecologia_3_art_4_9.pdf
Para mais informações: http://www.MeshAtlantic.eu
ciência hoje |
Ouve ainda um projecto que me captou a atenção, o Sistema M@rbis
apresentado tambem nesse workshop, ainda em construção, que tem como objectivo:
"O Programa M@rBIS (Marine Biodiversity Information System – Sistema de Informação para a Biodiversidade Marinha) propõe-se a desenvolver um sistema de informação para a biodiversidade marinha que permita criar um mecanismo de apoio à decisão no que respeita à extensão da Rede NATURA 2000 ao meio marinho, compilando a informação dispersa em diversas entidades e permitindo a sua georeferenciação e compatibilizando sistemas e a sua ligação a bases de dados internacionais."
Para mais infos:
http://www.campanhasmarbis.org/
http://www.ciesm.org/news/announcements/MarBIS_VACANCIE.pdf
http://www.gulbenkian.pt/section21artId1417langId1.html
Na pausa de almoço ainda fui dar uma volta a pé sozinha até à beira rio, estava um sol maravilhoso e se não fosse um BMW artilhado a entrar por ali a acelerar,a fazer um barulhão horrível e que me fez sair da estrada (aquilo estava deserto por isso eu ia pela estrada) teria sido um momento pacifico.
Ainda cheguei a encontrar um dos meus instrutores de mergulho, viu me passar e veio falar comigo. É engraçado isso, porque eu às vezes acho que as pessoas ficam com má impressão de mim ou assim, mas ele veio mesmo falar comigo, conversou e conversou. Afinal não causei assim tão má impressão. :)
*****
Adoro o mar...
ResponderEliminarFiquei fã do teu tumbrl (:
ResponderEliminarTambém já tive essa ideia do cabelo, mas agora precisei de fazer algo. O meu ja estava sem jeito. Sem definição. Sem brilho. Agora voltou a vida! Mas para o verão ja quero ter a franja maior assim pro lado.
ResponderEliminar