Photoshop - "Foto chupada!" Chamem as coisas pelo nome sff

Vi agora uma noticia na Sábado com o seguinte título "Anúncio da L'óreal banido por traduzir beleza irreal".
E nada melhor do que transcrever a noticia e depois já escrevo o que acho de tudo isto



"Neste anúncio, Rachel Weisz, actriz de Hollywood de 41 anos, parece-se mais com uma jovem de 20. A sua imagem foi de tal forma manipulada digitalmente que sugere uma beleza irreal, facto que fez com que a 'Advertising Standards Authority' (ASA) anunciasse hoje que a publicidade da L'óreal Rivatalift Repair 10 seria definitivamente banida.

A actriz britânica não é a primeira a ser alvo de uma polémica que induz a benefícios enganadores de um determinado produto de beleza. E a verdade é que a situação se tem repetido com a L'óreal.

Uma publicidade de um óleo anti-idade tinha, em 2009, sido igualmente banida e outras campanhas com Julia Roberts, Christy Turlington e Beyoncé, no ano passado, também.









Jo Swinson, co-fundadora da campanha 'Body Confidence', defende que "a indústria publicitária tem de parar de transmitir imagens desonestas, e que deve apelar à diversidade. Há estudos que revelam que as pessoas esperam mais autencidade das marcas".

A L'óreal admitiu ter 'mexido' na imagem e respondeu dizendo que "o anúncio procurou realçar o melhor da beleza de Rachel Weisz e todos os esforços foram orientados nesse sentido. A fotografia foi tirada num ambiente com muita luz, para reduzir as imperfeições. O trabalho resultou apenas da necessidade de tornar a sua beleza mais suave e evidente
". Por Inês Alves

Pois faço das palavras que a senhora da Body Confidence disse, minhas! Estou farta de ver mulheres a deitarem-se abaixo porque não tem a pele bela como aquela outra que aparece no anuncio, o cabelo espectacular daquela outra, o corpo perfeito igual à não sei quantos.

Isto não é real! Além de ser publicidade enganosa, está tudo adulterado para ficar tudo sem "imperfeições"! Imperfeições? Ou será que estão a confundir com ser humano ou ser um robot? Eu acho que uma pessoa sim deve cuidar-se e existem produtos, como um champo indicado para o tipo de cabelo que tem, ou um creme indicado para o tipo de pele que tem. que ajudam uma pessoa a ficar mais bonita, mas não existem milagres e nunca uma pessoa fica igual à publicidade!

Outra campanha que me revolta é a de uma marca de roupa, a Replay, com as imagens da Irina Shayk, estão estupidamente carregadas de photoshop que a Irina não parece a Irina!



Mas o problema é que isto na mente de muitas mulheres, cai como destrutivo "eu nunca serei assim" ou então nos homens que se deixam enganar e julgam que existem mulheres tipo boneca de plástico. NÃO É REAL ISTO!

Passam campanhas contra a anorexia e as modelos e que depois as jovens fazem dietas loucas para serem iguais e não se lembram de fazer campanhas contra o photoshop excessivo? Isto não se trata de tapar uns pontos negros, estão a modelar o corpo e a cara da pessoa inteira! Como se fosse uma boneca de loiça. E isto não causa problemas nos jovens igualmente? Nas mulheres? Que abrem revistas ou veem cartazes e são bombardeadas com estas imagens que se chamam de "fazer parar o trânsito", quando a pessoa que ali está nem sequer corresponde à mesma na realidade? Devia sim ser feita uma campanha contra photoshop em exagero!! Já não bastam as camadas de base e pinturas, todas feitas por profissionais, para tapar qualquer imperfeição e tornar uma pessoa com uma carinha de bonequinha? Ainda têm que vir com o photoshop para não ser só uma boneca, como ainda por cima ser uma boneca de loiça? ....

Aqui ficam alguns exemplos... Maquilhagem e boas fotografias (e edições) fazem milagres não fazem?

Penélope Cruz

Adriana Lima

Eva Langoria

Jennifer Lopez

Madonna

E notem que só estou a ir buscar fotos de cara. Elas são mulheres como todas nós. Não são as bonecas que vemos nos cartazes. Não se iludam.

3 comentários:

  1. Olha a sério, adorei o post. Eu já fiz uns dois no meu blog onde mostrei indignação por essa busca da perfeição e esse padrão de beleza que de real tem pouco. Tu disseste tudo o que eu penso e mostraste exemplos. Só não percebe quem não quer. Por acaso conheço uma rapariga que está internada no hospital com anorexia, e já lá está desde Novembro. Se eu fosse essas celebridades até desmoralizava só de saber que a minha imagem só tinha valor depois de ser tão adulterada. A sério, gostei.

    ResponderEliminar
  2. Realmente, há milagres!!! lol

    ResponderEliminar
  3. Mais verdade é impossivel.

    Gostei do post.

    ResponderEliminar

Diz aqui o que achas disto? :)