Cannabis - Mil e um nomes Mil e uma noites

Nos próximos posts vou só abordar este assunto.

Os nomes canábis, maconha, erva, marijuana,  cânhamo ou ganza referem-se a drogas psicoativas derivadas da planta Cannabis.

Primeiro que tudo há que exclarecer que existem dois tipos principais de Cannabis:
  1. Cannabis Sativa
 As plantas de sativa são mais altas, levam mais tempo para amadurecer, têm menos clorofila e mais pigmentos acessórios (pigmentos acessórios protegem a planta da luz solar excessiva). Como as variedades de cannabis sativa tem menos clorofila do que a Indica, demoram mais para crescer, amadurecer e necessitam de mais luz. As plantas de maconha sativa variam de cerca de 6 pés | 180 cm até 25 pés | 7,5mde altura (no exterior).

As folhas de sativa são como longos e finos dedos e são de cor verde clara, especialmente as variedades equatoriais, que têm menos clorofila e mais pigmentos amarelos, a fim de proteger a planta da luz intensa.
As variedades de clima temperado têm folhas mais escuras. As folhas de algumas variedades ficam amarelas e caem durante a maturidade.
As plantas têm ramos longos. Os ramos do fundo podem se espalhar quatro pés| 120 cm ou mais a partir do talo central, como uma forma cônica como uma árvore de Natal.
Os botões de maconha são longos e finos, muito menos densamente povoados do que a Indica, apesar de maiores  no comprimento
 
O tempo de maturação varia consideravelmente. As variedades do Médio-Oriente, com baixo THC maturam em Agosto e Setembro, enquanto as variedades Equatoriais maturam de Novembro a Janeiro. Os botões de cannabis necessitam de luz intensa para engrossar e inchar. Nas condições de baixa luminosidade encontradas no Reino Unido os botões de maconha são muito acanhados e magros, mas muitas vezes são muito potentes. Os botões de sativa têm um cheiro frutado, doce e perfumado, e a sua fumaça é geralmente lisa e facilmente inalada.



Sob luz artificial uma planta Indica vai amadurecer mais rápido do que uma Sativa, mais de quatro semanas de luz extra são necessárias para uma planta de Sativa chegar à maturidade, mesmo assim, o seu peso é muitas vezes muito mais baixo. Por isso, as variedades mais cultivadas para venda são Indica, tornando os dealers/produtores mais ricos.

 A moca
 As plantas Sativa têm uma moca energética, cerebral mais elevada que pode estimular a atividade do cérebro e produzir alucinações. A moca é muitas vezes caracterizada como uplifting e energética. Os efeitos de uma sativa são principalmente cerebrais. Eles dão uma sensação de otimismo e bem - estar, bem como proporcionam uma boa medidade alívio da dor para certos sintomas. Algumas sativa pura têm também um teor muito alto de THC. São conhecidas por terem um efeito muito alucinogénico.





   2. Cannabis Indica

As plantas Indica são curtas, crespas, madturam cedo, têm mais clorofila e menos pigmentos acessórios. Como têm mais clorofila do que a Sativa, elas crescem e amadurecem mais rápido. Indica é uma planta pequena, geralmente de seis pés | 180 cm de altura, raramente mais de oito pés | 240 cm de altura. As suas folhas são como dedos curtos e largos e são de cor verde-escura, tingida de roxo. Na maturidade, as folhas começam a ficar um roxo ainda mais escuro. Tem ramos curtos carregados de espessos botões de maconha densa, que amadurecem cedo, geralmente por volta do início de Setembro. Os botões de maconha variam em cor do verde-escuro ao roxo, assim como suas folhas de maconha. Os botões de Indica têm um cheiro fedorento e sua fumaça é grossa, podendo mesmo induzir acessos de tosse. A melhor Indica tem uma moca relaxante, social, que permite à pessoa perceber e sentir o ambiente, mas não leva a pensar ou a analisar a experiência.
Outras Indica são uma “experiência de cabeça pesada”, ou seja, “boa noite”. O ratio THC / CBD varia. Indica de má qualidade contêm quantidades elevadas de CBD. Isto faz o fumador ter sonolência.


A moca 
 As plantas Indica têm uma moca pesada, de elevada “pedrada”que é relaxante e pode ajudar a diferentes problemas médicos. São mais frequentemente descristas como uma agradável sensação corporal. A Indica é excelente para alívio do estresse, relaxamento, e para um sentimento geral de calma e serenidade. A maconha indica também é muito eficaz para o alívio geral do corpo, dor e é muitas vezes utilizada no tratamento da insônia. São conhecidas como “o efeito sofá”, em que o fumador simplesmente se senta no sofá e aprecia a moca.



    3. Híbridos

A grande maioria das plantas cultivadas para consumo medicinal e recreativo são híbridos. Os cruzamentos entre indica e sativa produzem plantas de maconha com características desejáveis das suas espécies. São encontrados híbridos maioritariamente sativos, ou índicos; há também os intermediários. Essa seleção foi fundamental para o avanço do cultivo em ambientes internos já que as sativas cresciam demais e não produziam muito em pequenos ambientes, e as indicas não traziam todas as características desejadas.


Um exemplo é a variedade Skunk
Skunk é o nome genérico usado frequentemente pela imprensa e pela polícia para descrever uma forma potente da planta cannabis. De facto, skunk é apenas uma das 100 ou mais variedades de plantas cannabis, que têm altos níveis de tetrahidrocanabinol (THC).
O skunk original era um cruzamento entre Indica e Sativa, com a acção da Indica de rápido crescimento como o principal ingrediente. Acreditou-se, em geral, entre os usuários regulares e os produtores, que Sativa produz um "alto" (percepção aguçada e elevada), enquanto Indica produz um efeito "pedrado"(praticamente o oposto).


Curiosidade:
Skunk provêm do animal doninha fedorenta (em inglês é skunk) devido ao cheiro.
 

No entanto, é de realçar o artigo publicado no dailymail.co.uk que revela que "Fumadores de maconha Skunk têm sete vezes mais probabilidade de sofrer de psicose". O artigo descreve o seguinte

 "A ultra-potente cannabis skunk têm sete vezes mais chances de desencadear doenças psicóticas como a esquizofrenia do que as hash tradicionais, um estudo alertou.

A pesquisa, pelo Instituto altamente respeitado de Psiquiatria de Londres, vai aprofundar a preocupação com a segurança de cannabis em meio a controvérsia política sobre o seu estatuto criminal.

 

Dr Marta Di Forti, que liderou a pesquisa, disse: "O nosso estudo é o primeiro a demonstrar que o risco de psicose é muito maior entre usuários de cannabis frequentes, especialmente entre aqueles que utilizam skunk, ao invés de entre os usuários ocasionais de haxixe tradicional.
A psicose foi associada com o uso mais frequente e longo de cannabis. A nossa descoberta mais surpreendente é que os pacientes com um primeiro episódio de psicose, preferencialmente utilizaram preparações de alta potência da variedade cannabis skunk.

Skunk contém altos níveis do ingrediente psicoativo tetrahidrocanabinol delta-9, conhecido como THC, que podem desencadear sintomas psicóticos.
"
 
Para ler o artigo na integra, aqui fica o link: Skunk-cannabis-smokers-seven-times-likely-suffer-psychosis 

O que é o THC? No próximo post falarei disso. 

fontes: 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz aqui o que achas disto? :)