Peixe confundido com um crocodilo

O siluro, um peixe-gato gigante que chega a atingir os três metros e a pesar mais de 100 quilos, está a invadir os rios portugueses, colocando em risco as espécies nativas. «O siluro é um predador de topo, e come absolutamente tudo o que lhe aparece à frente», explica o especialista em peixes da Associação de Conservação da Natureza – Quercus, Paulo Lucas.
 «É uma ameaça tremenda para as espécies endémicas de peixes, sobretudo espécies muito ameaçadas», alerta Vítor Almada, biólogo especializado em peixes do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).

 O tamanho do siluro já chegou a ser confundido com um crocodilo.



A forma como o siluro, originário do Norte da Europa, chegou a Portugal é ainda desconhecida, mas muitos acreditam ter sido através de transvases das barragens. O que se sabe é que em Espanha entrou com a ajuda de um pescador alemão.
«Muitas espécies exóticas são introduzidas por pescadores que não se apercebem que estão a colocar em causa a sustentabilidade ambiental dos rios», nota Vítor Almada, referindo ainda que o peixe gigante tem fortes aliados na sua conquista pelos rios da Península Ibérica: «Tem uma grande capacidade de locomoção, de reprodução e vive muitos anos», tendo uma esperança de vida que atinge os 60 anos.



O responsável da Quercus, por seu lado, diz não ter dúvidas de que a existência do siluro põe «em causa a sobrevivência da nossa fauna piscícola». E avisa que a situação não é ainda mais grave por este animal gigante preferir «águas paradas, como é o caso das barragens em vez das águas de correntes rápidas», onde se encontra a maioria dos peixes endémicos do país.

Portugal sem plano de preservação 

O ambientalista sublinha ainda que a ameaça vai aumentar nos próximos anos, uma vez que nada está a ser feito para proteger os peixes que vivem nos rios nacionais. «Não existe em Portugal um plano nacional de recuperação e defesa das espécies endémicas», alerta Paulo Lucas.

fonte: SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz aqui o que achas disto? :)