A minha tiróide

Eu tenho um problema na tiróide a nível do tamanho, produção de hormonas e quistos. Comparei melhor as minhas ecografias, de quando descobri o meu problema e as mais recentes. As diferenças são estas:

Em 2008 a minha tiróide era assim:
Lado Esquerdo: 53x21x18
Lado Direito: 20x10x9
Vários quistos e massas heterogéneas

Em 2011:
Lado Esquerdo: praticamente igual
Lado Direito: 11x4x3 
Áreas hipoecogenicas pseudo-nodulares confluentes e mal definidas sugerindo tiroidite

Vou marcar uma consulta com a minha endocrinologista. E terei de refazer análises aos níveis hormonais, pois algo que me diz que tenho de refazer a dose dos comprimidos Thyrax que tomo. 

Por este motivo decidi fazer um post sobre a tiróide e os seus estados. 

 A tiróide  é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. É constituída por dois lobos e localiza-se no pescoço (à frente da traqueia) e produz as hormonas tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. O iodo é um componente essencial tanto do T3 quanto do T4. A tiróide também produz a hormona calcitonina, que possui um papel muito importante na homeostase do cálcio.  



A desregulação do funcionamento da tiroide pode levar a dois estádios:
  • Hipotiroidismo, provoca ganho de peso e diminuição do metabolismo 
  • Hipertiroidismo, provoca um aumento de apetite e do metabolismo, pelo que devido a isto há uma diminuição do peso
A glândula tiróide é estimulada a produzir o T3 e T4 por outra hormona, a TSH (hormona estimulante da tiróide ou tireotrofina), produzida na Hipófise (glândula situada no cérebro). 
A Hipófise, por sua vez, é estimulada a produzir a TSH por outro hormona ainda, a TRH (hormona libertadora da tireotrofina), esta produzida no Hipotálamo.



Então o que acontece nos casos de hipotiroidismo, é que há um défice na produção das hormonas T3 e T4, mas os níveis de TSH são elevados, por causa do mecanismo de feedback. (Os niveis de TSH aumentam para tentar estimular a tiróide a produzir mais t4 e t3).

Nos casos de hipertiroidismo, há um excesso de produção de T3 e T4 e os níveis de TSH são baixos. 




Para mais informações e sintomatologia sugiro a página aqui

1 comentário:

  1. Eu também ja tive uns problemas na tiróide que me faziam emagrecer e engordar muito rapido. Mas fiz medicação e felizmente passou.. pelo menos até agora.

    ResponderEliminar

Diz aqui o que achas disto? :)